Seu bebê não tem uma noite de sono tranquila?

Toda nova mãe anseia por uma noite bem dormida… algumas têm bebês que as presenteiam com um sono tranquilo logo nos primeiros meses. Porém a maioria, é testada na sua paciência. É comum nos consultórios pediátricos,a busca por um remédio milagroso que encante os pequenos e permita horas de calmaria na madrugada …para todos!

Mas, o ser humano é de natureza complexa e intrigante desde o início.Nascemos dependentes,com sistemas e órgãos em desenvolvimento, incompletos…O amor,a dedicação e compreensão dos pais e da famíla é,que vai nos completando, preenchendo e dando forma a quem seremos.

Aprende-se a mamar, aprende-se a comer,aprende-se a andar, aprende-se a DORMIR.

Na chegada da maternidade, o bebê precisa adaptar-se aos pais,aos cheiros,aos barulhos,enfim à nova rotina.Fisiologicamente, ele irá iniciar a produção de hormônios responsáveis pela regulação do sono até o 3º mês de vida,o que faz com que uma grande parte das crianças  pegue firme no sono  saudável nessa idade.Já outros ,ainda terão fome na madrugada e precisarão acordar para a mamada noturna,neste caso o sono regulariza por volta do 8º mês,quando o bebê faz 2 refeições salgadas durante o dia.

ATENÇÃO: Não deve-se utilizar engrossantes nas mamadeiras como forma de “fazer o bebê dormir melhor”. Esses produtos ,além de serem causa de obesidade, aumento de colesterol e triglicérides, da pressão arterial e outras doenças na infância, apenas promovem um “leite mais denso e de dificíl digestão”, que cansa o bebê.

Por fim,crie um ambiente com movimento, sons, vida, luz durante o dia e um ambiente calmo,silencioso,meia-luz durante à noite.Tenha um ritual de vocês:ouvir música, contar estórias,fazer massagens, o bebê identifica esse momento como hora de relaxar e dormir. A criança pode ter brinquedos de estimação,na fantasia infantil ele transmite a segurança na ausência da mãe.Evite dormir com a TV ligada. Isso ajuda a regular o sono mais rápido…

Ansiedade não ajuda…só atrapalha…Se precisar,converse com o seu pediatra,lembre-se que ele é seu parceiro na troca de informações.Boa noite de sono !!Um abraço!

 Dra. Renata R. Aniceto – Clespe-Clínica de Especialidades Pediátricas do ABC
www.clespe.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Hello, somos a Equilibrium. :)