Como a evitar a anemia por carência de ferro?

A anemia por diminuição de ferro é a principal anemia da infância,afetando cerca de 50% das crianças ,principalmente nos dois primeiros anos de vida. A deficiência deste nutriente pode ter efeitos tardios com impacto em vários setores do desenvolvimento infantil:déficit de ganho de peso,de crescimento,na defesa contra infecções ,atraso no desenvolvimento intelectual e na capacidade de aprendizado.

Como medidas de prevenção é orientado aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida,sem oferecer água,sucos,chás ou qualquer outro alimento.O leite materno contém a quantidade adequada de ferro,portanto essas crianças não necessitam de suplementação de ferro.É importante que mães em amamentação tenham uma dieta rica em ferro e recebam vitaminas com ferro durante a gestação e lactação.

A partir dos 6 meses,é introduzida alimentação complementar com aleitamento materno até os 2 anos de idade.A Sociedade Brasileira de Pediatria orienta duas papas salgadas com carne bovina ou de frango(a bovina preferencialmente 3 vezes por semana) e nutrientes que facilitam a absorção de ferro ,como a vitamina C das frutas cítricas e verduras.

Na impossibilidade do aleitamento materno em crianças menores de 1 ano é orientado o uso de fórmulas infantis,que são preparados que atendem a necessidade nutricional da faixa etária.

O leite de vaca integral é liberado apenas após 1 ano de idade,devido ao baixo conteúdo de ferro e diminuição da capacidade de absorção. Deve ser ingerido num volume máximo de 700 ml diários e longe das principais refeições.Nunca substituir o almoço e o jantar pelo leite!!!A criança acima de 1 ano tem o desenvolvimento através dos nutrientes da refeição salgada e o excesso de leite impede a absorção do ferro.

A consulta com o pediatra é essencial para a orientação alimentar, o seguimento do ganho de peso e crescimento,a  detecção do quadro clínico  de anemia e  possíveis suplementações de ferro.

A pediatria vive a Era de crianças que vão viver mais de 100 anos:comer melhor,para viver melhor!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Hello, somos a Equilibrium. :)